Armec

Engenharia Pura e Limpa

Soluções de Climatização

como funciona?

ilustraçãoDiariamente, quando saímos de um banho quente, experimentamos o resfriamento natural através do processo evaporativo. Isso também ocorre, quando estamos à beira mar ou rio e a evaporação propiciada pela corrente do ar, faz com que a brisa seja refrescante devido à perda de calor sensível.

Com a climatização por resfriamento evaporativo, além da vantagem de fornecer de maneira contínua o ar captado da atmosfera externa nas condições isobáricas e isotérmicas do vento dominante, esterilizados pela ação dos raios ultravioletas (isento de ácaros, fungos, pólem e bactérias), temos a grande vantagem do baixo consumo de energia, pois, para a mesma carga térmica o sistema evaporativo é 70% mais econômico que o ar condicionado por sistema compressivo (ar condicionado convencional).

Tendo como base as considerações anteriores, a Armec desenvolveu a mecanização de maneira eficiente do fenômeno natural do resfriamento por evaporação, com excelente rendimento adiabático (entalpia constante) e baixo consumo de energia e ainda com a vantagem do fornecimento de ar 100% novo, submetido a eficiente processo de filtro-lavagem equivalente ao padrão F1 da ASHRAE.

Nossa empresa coloca a disposição do mercado, o eficiente sistema “Ecológico – Evaporativo” que esta ao alcance do seu orçamento.

ilustração

Resfriamento evaporativo

ilustração

O retângulo da esquerda representa um volume de ar a 35ºC Co um calor total que divide-se em 2/3 de calor sensível e 1/3 de calor latente antes de ser tratado pelo sistema evaporativo.

O retângulo da direita indica o mesmo volume depois de ser tratado pelo sistema evaporativo, onde pode-se comprovar que o calor total não variou (entalpia constante), mas observa-se que o calor sensível reduziu-se a 1/3 e o calor latente aumentou para 2/3 do calor total, diminuindo a temperatura do ar para 24ºC.

ilustração Condições do ar antes e depois de ter passado pelo resfriador evaporativo Armec.





Central de Atendimento:

TEL/FAX: +55 (11) 2081-7950